SERÁ QUE VAMOS CONSEGUIR SALVAR O PLANETA?

A poucos dias da Cimeira de Marraquexe, a Agência das Nações Unidas para o Ambiente, quase que só tem más notícias. A principal, é que, a 11 meses desde o compromisso de Paris, o principal relatório para o cumprimento das metas para controlar o aquecimento global até ao fim do século, para um máximo de 2 graus celsius, garante já, para toda a humanidade, um desastroso atraso.

Se os países não cortarem já, radicalmente, a emissão de gases com efeito estufa para além do que se haviam comprometido, em 2030 estarão a ser lançados na atmosfera entre 12 a 14 mil milhões de toneladas de dióxido de carbono (CO2), para além do que estava previsto.

Esta derrapagem provocaria, se não se fizesse nada para além do acordado pelos Estados, um aumento da temperatura média entre 2,9 e 3,4 graus celsius até final do século, o que, a acontecer, seria catastrófico.

Ou seja, é bom que os signatários presentes em Marraquexe, tomem medidas para que nos próximos 15 anos se trabalhe a sério no salvamento do planeta. 

Se o não fizerem, podemos começar a preparar os nossos netos para o fim da humanidade tal como a conhecemos agora.

Silvestre Félix
05.11.2016
Dicas e Foto (Cimeira de Paris): Jornal “O Público” online. 

Sem comentários:

PORQUE NÃO SE CALAM?

PORQUE NÃO SE CALAM? São praticamente os mesmos, que há menos de dois meses, bradavam “aos céus” por medidas mais restritivas, fortes e ...