A MORTE DE GIL MATIAS

Representação de "O Palheiro" 
na URCA 1979 encenado por
Gil Matias
A morte do grande Gil Matias, deixa a cultura do nosso concelho muito mais pobre. “Palavras leva-as o vento” e, nestas ocasiões, são sempre demais. Tudo deve ser dito e feito, enquanto a morte não faz o seu “trabalho”. Lamento muito não ter estado mais uma vez com ele, antes da sua partida. Obrigado, Gil Matias! Descansa em paz! Nas crónicas que publiquei no blogue “Largo do Chafariz ao Sol”, e depois incluídas no livro com o mesmo nome, fiz várias referências à passagem do Gil Matias pela URCA e não só. Nesta altura, lembro aqui passagens de duas crónicas de fevereiro de 2011.
 
 GITU E O GIL MATIAS (15.02.2011)
 https://largodochafarizaosol.blogspot.com/2011/02/urca-depois-de-18-de-abril-de-1976-2.html 

…O principal responsável pelo êxito deste trabalho foi Gil Matias. Depois de «O Palheiro», manteve-se na direção do GITU por mais dois ou três anos. O Gil Matias muito tem dado à cultura do Concelho de Sintra e, particularmente, ao teatro amador de inúmeras coletividades e associações da região. Avesso a homenagens e a manifestações públicas de apoio, constata-se que permanece vazio o lugar que lhe cabe pelos serviços prestados à comunidade. Nesta minha conclusão, incluo naturalmente a URCA e a população da Abrunheira. Pela minha parte, e em nome de todos os que pensam como eu, agradeço ao Gil Matias toda a sua dedicação e generosidade em prol da cultura. … 

 MATRIZ CULTURAL (22.02.2011) 
https://largodochafarizaosol.blogspot.com/2011/02/urca-e-sua-matriz-cultural.html 

 …O êxito da apresentação de «O Palheiro» foi, acima de tudo, uma aposta arrojada do Gil Matias. Os componentes do GITU eram inteiramente amadores e, para levar à cena esta obra, houve necessidade de recrutar muitos mais elementos. Cada reunião, cada ensaio, eram autênticas lições sobre a arte de representar. Gil Matias foi encenador, diretor, professor, Pai, irmão e sei lá mais o quê. Mais de metade do ano de 1978 foi necessário para dar corpo ao espetáculo. A peça é grande e a criação das personagens muito trabalhosa. Não foram poucas as vezes que tudo esteve quase a parar, mas com a nossa vontade e com a coragem e sabedoria do Gil Matias, lá conseguimos chegar ao dia do ensaio geral. Os nervos eram muitos na estreia. Sentados na plateia, estavam olheiros importantes e a população da Abrunheira em peso. … 

 S. BRANDÃO FÉLIX 
 26.12.2024

Sem comentários:

A MORTE DE GIL MATIAS

Representação de "O Palheiro"  na URCA 1979 encenado por Gil Matias A morte do grande Gil Matias, deixa a cultura do nosso concelh...