PRATELEIRA DE LIVROS


O ÚLTIMO ANO EM LUANDA
De Tiago Rebelo

Desde há um ou dois anos, que o tema ex-colónias/guerra colonial/retornados, deixou de ser tabu na sociedade portuguesa.

Eu próprio comecei a ter interesse em perceber melhor o lado dos portugueses, que naquela época, tiveram que, em cinco minutos, tomar a decisão das suas vidas, chegar o mais depressa possível ao aeroporto da cidade e não olhar para trás. Naqueles tempos da revolução e do PREC, as coisas por aqui, na chamada metrópole, eram vistas duma forma completamente diferente.

Quando olho para as prateleiras de livros, estou atento às novidades sobre esta temática, e vou comprando moderadamente.

Há pouco tempo li com gosto um romance de Tiago Rebelo, “O Último Ano em Luanda”, que é uma excelente narrativa, sobre três situações distintas, que a família (do romance) viveu em Luanda, embora em tempo seguido.

Primeiro: A vida entusiasmante que se vivia naquela cidade nos primeiros anos da década de setenta.

Segundo: O 25 Abril, fim da guerra e todas as incertezas.

Terceiro: A guerra civil chega à cidade, a decisão de fugir e deixar tudo para trás.

Na capa: 1974/75, os derradeiros meses do império. Milhares de civis em fuga numa cidade mergulhada no caos. O Exército recusa-se a combater. Um casal luta para sobreviver à guerra civil.

Bom livro. Aconselho a leitura.

SBF

Sem comentários:

PORQUE NÃO SE CALAM?

PORQUE NÃO SE CALAM? São praticamente os mesmos, que há menos de dois meses, bradavam “aos céus” por medidas mais restritivas, fortes e ...