IRÃO A FERRO E FOGO!



A Sociedade actual do Irão é uma “sopa” em que os principais condimentos são: A religião, com os maioritários e oficiais Islâmicos Xiitas, os Islâmicos Sunitas, as etnias com os Persas, e os Árabes. Para além de todas as influências sociais e culturais deixadas pelos sucessivos ocupantes, os Persas foram conseguindo manter-se como etnia dominante.

Hoje, esta sociedade está completamente dividida na diagonal, ou seja, a divisão atinge todos os condimentos da “sopa”. As manifestações, seguidas da repressão do poder islâmico, já criaram os seus mártires.

Depois da situação criada depois das eleições, dificilmente o Irão voltará à situação de antes das eleições. A revolução foi há 30 anos e uma grande parte da população activa que nasceu depois, não se identifica com as correntes mais conservadoras.

A baralhar ainda mais o problema, o Irão está rodeado de países instáveis; A oriente o Afeganistão e o Paquistão, a ocidente o Iraque.

Os órgãos do poder não cedem, e estão já a tratar da tomada de posse do novo Presidente da Republica Islâmica do Irão.

SBF

Sem comentários:

PORQUE NÃO SE CALAM?

PORQUE NÃO SE CALAM? São praticamente os mesmos, que há menos de dois meses, bradavam “aos céus” por medidas mais restritivas, fortes e ...