OS SÚBDITOS DE S. MAGESTADE



Parece que os nossos ”apitos”, os nossos “furacões” e outros acabados em …ões, ao pé do que se passa com as listagens de despesas e afins, envolvendo membros do Governo e do Parlamento Britânico, não chega, nem para encher uma mão.

Estão a ser extraídas dezenas de milhares de certidões, respeitantes a despesas efectuadas por ordem de membros eleitos para o parlamento Britânico, e que, alegadamente, se enquadram em simples benefício pessoal ou familiar. É que, comprar umas coisitas e depois apresentar a conta ao Parlamento, parece que era prática corrente e comum para a maioria dos deputados.

Agora, com a crise financeira instalada, e com a exigência de poupança em todas as vertentes, começaram a ser levantadas algumas “tampas”, e claro, a bronca rebentou. Demissões por tudo quanto é deputado e membro do Governo. A situação levou a que o Presidente do Parlamento resignasse ao cargo, o que, na história do parlamentarismo Britânico, já não acontecia há uns 300 anos.

Aqui, neste rectângulo à beira mar plantado, há muito tempo que estas práticas são crime. É verdade que nem sempre condenadas como merecem, mas são crime.

Quem diria? Os “nossos amigos” ingleses, tão cheios de pose, e que fazem sempre questão de dizer que são os melhores, a funcionarem desta maneira com os dinheiros públicos?

SBF
(Foto: Palácio de Westminster em Londres - Wikipédia)

Sem comentários:

PORQUE NÃO SE CALAM?

PORQUE NÃO SE CALAM? São praticamente os mesmos, que há menos de dois meses, bradavam “aos céus” por medidas mais restritivas, fortes e ...