IRÃO



A situação no Irão está explosiva. Será que houve mesmo fraude eleitoral? A dimensão do protesto, reclamando a repetição do escrutínio, é para levar a sério.

Independentemente da ortodoxia do apertado aparelho controlado política e militarmente pelos chamados “guardas da revolução”, e passados quase 30 anos sobre o regresso a Teerão do Ayatollah Khomeini, existem algumas brechas que se foram abrindo ao longo do tempo, daí, a sede de mudança.

Desde a antiguidade que a Pérsia se relaciona com o mundo e desde a deposição do Xá, que essa abertura se fechou. Quero querer, que os últimos quatro anos com a presidência ultra conservadora de “Ahmadinejad”, ajudaram a que a nova geração, nascida já no regime islâmico mas com inevitável visão moderna global, se sinta discriminada e isolada a ponto de acreditarem na mudança do regime por via eleitoral.

Os últimos acontecimentos, vêm provar que, mais tarde ou mais cedo, os reformistas iranianos vão vencer e o Irão voltará ao convívio da civilização, donde aliás, nunca devia ter saído.

SBF

Sem comentários:

PORQUE NÃO SE CALAM?

PORQUE NÃO SE CALAM? São praticamente os mesmos, que há menos de dois meses, bradavam “aos céus” por medidas mais restritivas, fortes e ...