9 DE NOVEMBRO E A ALEMANHA

O dia 9 de Novembro está colado à Alemanha por boas e más razões.

A comemoração feliz tem a ver com o que se pode considerar, o princípio do fim do Muro de Berlim. A 9 de Novembro de 1989, o governo da extinta “RDA - República democrática Alemã” ou “Alemanha Oriental”, anunciou que todos os cidadãos estavam autorizados a visitar a “Alemanha Ocidental” ou “República Federal Alemã. Nos dias e semanas seguintes, multidões de cidadãos da RDA juntaram-se aos alemães do ocidente e, no caso de Berlim, inventaram todas as maneiras de ultrapassar o muro que dividia a cidade em duas. Em pouco tempo, o Muro de Berlim tinha tantas partes derrubadas, que não se justificava continuar a usar as “fronteiras internas”, a mais famosa “Checkpoint Charlie”, que passou a ser um dos pontos turísticos mais visitados naqueles meses.

Menos de um ano depois, a Alemanha voltava a estar reunificada. Eu estive em Berlim, na Primavera de 1990, trouxe um bocado de muro (PARA VER CLICAR), e o passaporte ainda carimbado com a RDA.

O outro 9 de Novembro ligado à Alemanha é pelas piores razões. Nesta noite, em 1938, que ficou conhecida pela “Noite dos Cristais”, os nazis de Hitler, mataram muitos Judeus e prenderam, pelo menos 30 mil, que de seguida foram levados para campos de concentração. Nessa mesma noite, os nazis reduziram a escombros 7.500 lojas e 1.600 sinagogas Judaicas. Foi na Noite dos Cristais que começou o longo calvário dos Judeus às mãos dos nazis.

Sem comentários:

PORQUE NÃO SE CALAM?

PORQUE NÃO SE CALAM? São praticamente os mesmos, que há menos de dois meses, bradavam “aos céus” por medidas mais restritivas, fortes e ...