MAU PERDER

Finalmente acabaram as campanhas e a contagem dos votos do último Domingo estão feitas, só ainda mexem as recontagens.

A expressão máxima do nosso sistema democrático, concretizou-se. Mesmo com todos os defeitos que podemos encontrar na nossa sociedade, ainda não conseguimos arranjar melhor. O Povo votou e falou! Durante os próximos quatro anos, os que ganharam vão ter que corresponderem ao que deles se espera. Se, se portarem mal, quando voltarem a ser avaliados, levam com o “negas”, e a vitória será doutros.

O engraçado, é que nas próprias noites eleitorais, os discursos de vitória simples, se transformam em vitórias estrondosas, e as derrotas viram “não vitórias”.

Ainda engraçado, é no dia seguinte virem à tona os que têm “mau perder”, tentando arranjar explicações para as derrotas, passando atestados de estupidez a quem votou nos vencedores, e prometendo (não sei a quem) que vão continuar a lutar até ao fim pelas suas promessas e pelos seus programas, nem que seja na rua.

Mas que raio de democracia é esta?

Vai a escrutínio. É escrutinado e perde, em consequência, outros ganham.

Democraticamente, o derrotado deve dar os parabéns ao vencedor e sair de cena, pelo menos daquela. No nosso sistema democrático, existem as Assembleias onde todos têm assento. É aí que devem defender os seus pontos de vista, e, exercer todos os direitos de oposição.

SBF

(Gravura: Internet)

Sem comentários:

PORQUE NÃO SE CALAM?

PORQUE NÃO SE CALAM? São praticamente os mesmos, que há menos de dois meses, bradavam “aos céus” por medidas mais restritivas, fortes e ...