PRATELEIRA DE LIVROS


No Teu Deserto
De Miguel Sousa Tavares

Como vem em subtítulo, trata-se de um “Quase Romance”. Fala de afectos e sentimentos de duas pessoas que o (quase) acaso juntou numa aventura pelo norte de África.

O autor conta uma das várias viagens que fez ao Sahara, sendo esta diferente de todas as outras. A companhia que levou no seu jipe, fez com que, vinte anos depois, decidisse, finalmente, partilhar estes quarenta dias com os seus leitores.

Esta história – “Passou-se comigo há vinte anos e muitas vezes pensei nela, sem contar a ninguém, guardando-a para mim, para nós, que a vivemos. Talvez tivesse medo de estragar a lembrança desses longínquos dias, medo de mover, para melhor expor as coisas, essa fina camada de pós onde repousa, apenas adormecida, a memória de dias felizes.”

Porque não se trata de um romance, não tem intriga, nem briga, nem bons, nem maus, só o autor, a acompanhante Cláudia, e pontualmente uma ou outra pessoa que se foram cruzando com eles, e são referidos, porque têm, duma maneira ou doutra, influência no resultado do encontro dos dois.

É uma leitura muito agradável, com muita ternura. O amor limpo e sadio, é incondicional. Não comporta cobrança ou ciúme.

É uma edição de “Oficina do Livro” a 1ª em Julho de 2009.

Miguel Sousa Tavares, conhecido do grande público através da televisão, é, actualmente, cronista semanal no jornal Expresso e em A Bola, onde escreve sobre futebol, e na revista mensal GQ, onde publica um diário, além de comentador político na TVI.

SBF

(Gravura: Capa do Livro)

Sem comentários:

PORQUE NÃO SE CALAM?

PORQUE NÃO SE CALAM? São praticamente os mesmos, que há menos de dois meses, bradavam “aos céus” por medidas mais restritivas, fortes e ...