Manifestações no Tibete

Em ano de Jogos Olímpicos as coisas continuam a não correr muito bem para o Governo Chinês.Os Tibetanos, na capital Lassa, tem-se manifestado nos últimos dias contra a ocupação do seu território pela China.

Os poderosos do mundo, depois de uma semana de intensos protestos nas ruas, com o principal protagonismo para os Monges Budistas, a exemplo do que há alguns meses aconteceu na Birmânia, parece estarem a não ter mais argumentos para continuarem calados, e, timidamente, começamos a ver e ouvir algumas imagens muito incómodas para o poder Chinês.

A questão do Tibete é um assunto que não está de forma nenhuma resolvido, e o Governo Chinês não pode deixar de encarar a questão de frente. A oportunidade destes protestos, não será com certeza alheio o facto de os Jogos Olímpicos este ano acontecerem em Pequim, Capital da China, e assim, poder vir a provocar uma reacção da comunidade internacional com muito mais vigor do que seria normal.

Algumas declarações dos Chineses consideram já que o grande instigador das manifestações é o Daila Lama, mas, o que é verdade, é que nunca ouvimos ou vimos Daila Lama ter essa postura, antes pelo contrário, até acho que nas declarações que faz a propósito, pelo mundo fora, é sempre muito perdoário em relação aos Chineses.

Vamos ver se é desta que a ocupação do Tibete vai entrar na agenda dos grandes temas da política internacional, por mim, espero que sim!

Sem comentários:

PORQUE NÃO SE CALAM?

PORQUE NÃO SE CALAM? São praticamente os mesmos, que há menos de dois meses, bradavam “aos céus” por medidas mais restritivas, fortes e ...