COLÉGIO INTERNO



A propósito do “post” anterior, fico desesperadamente incomodado quando vejo miúdos de 9 anos, neste País que é o meu, ingressarem em colégios internos militares. O ensino (vertente académica) ministrado, até pode ter muitos méritos, mas, já o facto de ser em regime interno, separado dos amigos e de quem mais se gosta, na minha opinião, é muito mau. Eu nunca faria essa maldade a um filho meu. Aqui tem a agravante de ser um autêntico quartel de tropa prevalecendo toda a ordem e disciplina militar.

Estou a recordar-me duma grande reportagem transmitida há dias, salvo erro pela SIC, sobre um colégio com estas características, e percebi que alguns dos miúdos não gostaram nada da ideia, como aliás é normal. Uma arma devia ser o último objecto a mostrar-se a uma criança, aqui, e em qualquer parte do mundo. Neste colégio, não só se mostra a arma como se ensina a andar com ela, com certeza como funciona, e a considerá-la como fazendo parte do dia-a-dia do aluno.

Não me venham com a história que quando acabam aos 18 anos, estão formados os melhores homens do País, vejam lá que até já tivemos cinco Presidentes que foram alunos desta escola, como se esse facto justificasse a existência desta escola militar para miúdos a partir dos 9 anos.

O militarismo da Cidade-Estado de Esparta na Grécia antiga, já não existe como o era nessa época, mas, actualmente, ainda existe uma cultura “Espartana” nalguns sectores da nossa sociedade.

2 comentários:

Anónimo disse...

o colegio militar e uma merda

Anónimo disse...

essas ideias pre consebidas são efectivamente demagogicas. neste país,falta muita disciplina formação moral e sivica.
os colegios internos como há em todo o mundo( as chamadas escolas maiores) são um investimento melhor na vida pessoal e académica dos nossos filhos. uma filosofia de vida da qual se irão orgulhar no futuro ,como homens de caracter e exemplares.
somos tacanhos,pobres e atrasados, mas nao podemos ser pobres de espirito nem educarmos as mentalidades da geraçao há rasca nesse sentido.
o meu pai o meu avô foram militares e agradeço a formação que me transmitiram.
hoje e sempre colégio militar.

PORQUE NÃO SE CALAM?

PORQUE NÃO SE CALAM? São praticamente os mesmos, que há menos de dois meses, bradavam “aos céus” por medidas mais restritivas, fortes e ...