A NOSSA GALÁXIA

Na página “ciência” do “Diário de Notícias” de hoje, li que, recentemente, “Astrónomos fizeram recenseamento planetário da Via Láctea”. Publicado na revista “Science” com declarações do astrónomo Geoff Marcy da Universidade da Califórnia.

“Os dados recolhidos dizem-nos que a nossa galáxia, que contém cerca de 200 mil milhões de estrelas, tem, ao menos, 46 mil milhões de planetas do mesmo tamanho da Terra, sem contar aqueles cuja órbita é mais afastada do seu astro, mas ainda se encontram na zona habitável”. Disse o astrónomo. O trabalho foi efetuado no Hawai, utilizando potentes telescópios, e durou cinco anos. Observaram 166 estrelas situadas num raio de 80 anos-luz da Terra. Um ano-luz equivale a 9469 mil milhões de quilómetros.


Era bom que, de quando em vez, nos lembrássemos quanto somos pequenos. O nosso planeta não é mais do que um grão de areia numa praia. Para sentirmos bem a nossa pequenez, tenhamos presente esta realidade resumida:


O Sol é uma estrela da Galáxia Via Láctea.


A Via Láctea tem cerca de 200 mil milhões de estrelas (idênticas ao Sol), que por sua vez têm 46 mil milhões de Planetas como a Terra.


Cada Grupo de Galáxias tem 50 e, existem muitos milhões de grupos.


Cada Aglomerado tem centenas de Grupos com muitos milhares de Galáxias.


Várias centenas de Aglomerados formam os Superaglomerados com milhões de Galáxias.


Supõe-se que o número de Superaglomerados no Universo ande pelos 10 milhões.


Grande parte dos Superaglomerados, têm milhões de anos-luz de diâmetro.


Um ano-luz equivale a 9469 mil milhões de quilómetros.


Quando nos perdemos na mesquinhice do nosso dia-a-dia, e se vota ou não vota Orçamento… estamos realmente muito longe daquilo que verdadeiramente valemos como parte deste Universo.


SBF


(Dias: Diário de Notícias) (Gravura e outras dicas: Wikipédia)

Sem comentários:

PORQUE NÃO SE CALAM?

PORQUE NÃO SE CALAM? São praticamente os mesmos, que há menos de dois meses, bradavam “aos céus” por medidas mais restritivas, fortes e ...