PÃO - POR DEUS

O que entra nos nossos ouvidos, é: – pon’pordeus.

Na verdade, o que, logo de manhã muito cedo, se ouviu na boca de magotes de crianças por essa Abrunheira fora, neste dia 1 de Novembro de 2009, foi o mesmo que já se ouve há muito tempo contado em anos. Para mim, valem pelo menos cinquenta… metade dum século.

“Pão – Por Deus” – É isso… é pão que se pede. Claro que hoje, oferece-se tudo menos pão. Os miúdos do século XXI não achariam graça nenhuma que lhe metêssemos pão nos sacos. Duma maneira geral, temos o cuidado de na véspera trazermos do super-mercado, uns chupas, rebuçados, chocolates, caramelos, gomas, outras guloseimas sortidas e sei lá mais o quê.

Mesmo assim, e certo que a maioria das crianças, que hoje palmilharam a Abrunheira e outras localidades onde é hábito o “Pão – Por Deus”, o fizeram incentivadas pelos Pais por uma questão de tradição, mesmo assim, dizia, houve alguns, que neste dia de “Todos os Santos”, provaram iguarias, que de outra forma nunca é possível.

Nestes dias difíceis, para muitas famílias aqui na Abrunheira, e em muitas outras “terras de Deus”, pedir “Pão – Por Deus”, não só no dia um, mas em todos os dias do mês, faz toda a diferença.

SBF

Sem comentários:

PORQUE NÃO SE CALAM?

PORQUE NÃO SE CALAM? São praticamente os mesmos, que há menos de dois meses, bradavam “aos céus” por medidas mais restritivas, fortes e ...