PRATELEIRA DE LIVROS


Os Retornados
Um Amor nunca se esquece
De Júlio Magalhães


É o primeiro romance do autor. Conhecido do grande público pelo seu trabalho de televisão, primeiro na RTP e depois na TVI, onde recentemente, foi nomeado Director de informação.

Júlio Magalhães nasceu no Porto mas foi com sete meses para Angola, tendo vivido em Luanda muito pouco tempo e depois, até regressar a Portugal em 1975, na cidade de Lubango, nome actual, e que antes se chamava Sá da Bandeira.

Embora só tivesse 12 anos quando regressou à cidade do Porto, viveu por dentro o drama de muitos milhares de Portugueses que, dum dia para o outro, tiveram de deixar tudo para trás e lutar para conseguir um lugar num avião ou em qualquer outro meio de transporte, que os tirassem de Angola. Ninguém respeitou os acordos do Alvor. De Portugal já não era possível enviar mais soldados para substituir os que regressavam, os três movimentos de libertação lutavam entre si para conquistarem o poder, e, por outro lado, iam esmagando tudo o que fosse português, mesmo que estivessem em Angola há 2 ou 3 gerações. No verão de 1975, estava espalhado o terror e a morte era “tratada por tu”. Toda a gente queria fugir das cidades Angolanas, e principalmente de Luanda.

Depois da fuga, iniciava-se outra luta. Chegar a Portugal, para muitos um País completamente desconhecido, e tentar recomeçar tudo de novo, acartando às costas o peso de ser “retornado”.

Decorridos 34/35 anos, começa a falar-se deste período da nossa história com toda a abertura, sem tabus, e também os que cá estavam em 1974/75, já conseguem entender quanto difícil foi ser “retornado” naquela época.

Este romance do Júlio Magalhães foi um êxito, como já está a ser o segundo “Um Amor em Tempos de Guerra”, e aconselho todos a sua leitura.

É uma edição da “Esfera dos Livros” e a primeira foi em Fevereiro de 2008.

SBF

(Gravura: Capa do Livro)

Sem comentários:

PORQUE NÃO SE CALAM?

PORQUE NÃO SE CALAM? São praticamente os mesmos, que há menos de dois meses, bradavam “aos céus” por medidas mais restritivas, fortes e ...