POLÉMICA COM O LOCAL DE NASCIMENTO DE D. AFONSO HENRIQUES



O símbolo maior da nacionalidade, D. Afonso Henriques, primeiro Rei de Portugal, está no meio de uma polémica sem precedentes, por ter surgido um ou dois historiadores que defendem a teoria de que D. Afonso Henriques teria nascido em Viseu e não em Guimarães.

Vai daí, a Câmara Municipal de Viseu, governada pelo actual Presidente da Associação Nacional dos Municípios Portugueses, fazendo jus à sua “postura neutral e capacidade em encontrar consensos”, vem reivindicar a legitimidade de promover as comemorações dos 900 anos do nascimento do Rei Conquistador naquela cidade, em vez de Guimarães.

É claro que ninguém levará a sério esta pretensão, Guimarães irá fazer as comemorações como sempre o fez no que respeita a D. Afonso Henriques e, se alguma vez, se vier de facto a provar, que D. Teresa estava noutro local que não Guimarães, em 25 de Julho de 1109, naturalmente que as coisas serão diferentes, mas, da forma como a teoria aparece, não chega em argumentos para que se ponha em causa uma versão de 900 anos.

Em 2009 o acontecimento vai ser comemorado por PORTUGAL, tenha D. Afonso Henriques nascido em Guimarães, Coimbra ou Viseu.

Sem comentários:

PORQUE NÃO SE CALAM?

PORQUE NÃO SE CALAM? São praticamente os mesmos, que há menos de dois meses, bradavam “aos céus” por medidas mais restritivas, fortes e ...