CONSTITUIÇÃO DOS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA


Há 221 anos, a 17 de Setembro de 1787, culminando a Convenção Constitucional de Filadélfia na Pensilvânia, foi assinada a constituição dos Estados Unidos da América.

Este documento final, resultado de muitas discussões preliminares demoradas, conseguiu comprometer duas tendências dominantes na política Americana à época, a estadista de Thomas Jefferson, que defendia muita autonomia e poder para os diversos estados, e a que defendia um poder federal centralizado muito forte.


Esse grande País, que protagonizou a evolução da sociedade ocidental nos últimos 200 anos, nasceu, institucionalmente, naquele dia.
Se vivermos (O Ser humano) o suficiente, haverá quem escreva na história, a verdadeira importância que este País teve para a nossa civilização. Hoje não conseguimos fazer essa avaliação.

A cerca de dois meses de mais uma eleição presidencial, o mundo está de olhos postos nos USA. Hoje, as notícias davam conta, de que se a eleição fosse universal, ou seja, se os eleitores fossem os cidadãos do mundo, quem ganhava seria o Obama.

Por mim concordo. O mundo precisa que os USA mudem para melhor e, na minha opinião, a solução passa pela eleição do Obama.

Sem comentários:

PORQUE NÃO SE CALAM?

PORQUE NÃO SE CALAM? São praticamente os mesmos, que há menos de dois meses, bradavam “aos céus” por medidas mais restritivas, fortes e ...