A LUSOFONIA



A nossa língua Portuguesa é Românica Ocidental sendo a 5ª mais falada no mundo e a 3ª no Ocidente. Actualmente, cerca de 230 milhões de pessoas nos Países membros da CPLP, e em mais, pelo menos 18 Países, expressam-se em Português. A língua evoluiu do Latim e desenvolveu-se na região da Galiza e norte de Portugal, designando-se como origem, “Galaico-Português” .

Após anos de indecisões, o recente acordo ortográfico veio regularizar algumas variantes na escrita e na fala, principalmente entre a prática Brasileira e Portuguesa. Depois do acordo, as regras são únicas, tendo sido uma medida decisiva para a evolução deste elo precioso de todos os falantes, podendo assim desenvolver-se a uma só voz, ganhando assim muita força no panorama linguístico universal.

A propósito das eleições Angolanas e do aniversário da declaração da independência do Brasil, é hoje reconhecido por toda a comunidade lusófona, que a nossa língua tem sido o melhor e mais importante instrumento, para o fortalecimento da unidade dos povos que compõem cada um dos Países da Lusofonia.

Foi o Português falado, numa primeira fase, e também escrito nas seguintes, que uniram os povos de Angola, de Moçambique e, principalmente desse grande País que é o Brasil. Teve também, uma importância decisiva para a consolidação da Pátria dos nossos irmãos Timorenses.

Cada Lusófono tem a missão de tratar a língua de Camões e de Pessoa, como de fina filigrana se tratasse, com muito cuidado e respeito pelo tempo fora.

Sem comentários:

PORQUE NÃO SE CALAM?

PORQUE NÃO SE CALAM? São praticamente os mesmos, que há menos de dois meses, bradavam “aos céus” por medidas mais restritivas, fortes e ...