ISLÂNDIA E OS AGIOTAS

O resultado do referendo realizado no passado sábado na Islândia está a assustar o mundo da finança agiota e especulativa.

Os cidadãos islandeses recusaram pagar ao Reino Unido e Holanda quase 4 mil milhões de euros resultante da falência dum banco que operava naquele País até à crise de 2008. Dizem os islandeses que a responsabilidade é dos antigos acionistas do banco, que vão atrás deles em vez de quererem sugar ainda mais os cidadãos que trabalhar.

O universo da comunicação social não tem dado grande destaque a esta vitória do povo islandês, porque, diga-se, uma grande parcela das empresas detentoras de grandes antenas de TV’s e rádios, grandes jornais e revistas, estão na mão de grandes grupos financeiros e, uma notícia destas não interessa que seja divulgada.

O povo islandês e as suas instituições, incluindo a presidência da República, deram um exemplo de cidadania e democracia, e, ao mesmo tempo, deram um murro no “estômago” do polvo que governa o mundo.

Ao contrário do que muitos querem, a «INDIGNAÇÃO» não deve ser riscada dos dicionários, antes pelo contrário, bem sublinhada e sempre em maiúsculas!

Silvestre Félix

Sem comentários:

PORQUE NÃO SE CALAM?

PORQUE NÃO SE CALAM? São praticamente os mesmos, que há menos de dois meses, bradavam “aos céus” por medidas mais restritivas, fortes e ...