TOMADA DA BASTILHA



Ontem foi feriado nacional em França. Comemorou-se a Tomada da Bastilha acontecida em 14 de Julho de 1789.

Foi uma acção preponderante para o que se chamou, e chama, Revolução Francesa.

A Tomada da Bastilha, fortaleza - prisão em Paris, foi decisiva, não tanto pela importância como prisão ou fortaleza, mas pela simbologia. O Povo conseguiu conquistar um dos símbolos do poder absoluto francês.

Dos acontecimentos todos da Revolução Francesa, que decorrem entre Maio de 1789 e Novembro de 1799, a Tomada da Bastilha, transformou-se no principal feriado francês. É a festa. É o Dia da Bastilha.

Com a Revolução Francesa considera-se o início da idade contemporânea. Teve influência em todo o mundo civilizado da altura.

Dada a diversidade de datas, de protagonistas e acontecimentos durante estes dez anos, a matéria académica deste período da história universal, não costuma ser muito do agrado dos estudantes de história por obrigação. Ao contrário, quem estude a Revolução Francesa por gosto da história, é uma época rica de aprendizagem e compreensão da evolução da nossa sociedade até aos dias de hoje.

SBF
(Gravura: Wikipédia)

Sem comentários:

PORQUE NÃO SE CALAM?

PORQUE NÃO SE CALAM? São praticamente os mesmos, que há menos de dois meses, bradavam “aos céus” por medidas mais restritivas, fortes e ...