OS JOGOS DA LUSOFONIA

Os Jogos da Lusofonia são uma boa iniciativa da nossa comunidade. Todas as formas conjuntas de nos apresentarmos ao mundo, reforçam os laços que nos unem e engrandecem a língua portuguesa que já tem dimensão universal.

Portugal está Geograficamente na Europa e faz parte da União Europeia. Politicamente tinha e tem de ser assim e é nesse tabuleiro que jogamos. Embora nem tudo sejam rosas, seriam muitos os espinhos se não estivéssemos na EU e na zona do Euro. Capitalizando esta conformidade, que é sempre do nosso interesse, a nossa porta natural continua a ser o oceano Atlântico. É sempre para o mar que nos viramos e foi esse o caminho que nos levou à aventura.

Em consciência, e puxando ao sentimento, que ligação temos: à Holanda, à Alemanha, à Rep. Checa, à Suécia, à Dinamarca, etc, etc, em comparação com Cabo Verde, Guiné, Índia (Goa, Damão e Diu), Angola, S. Tomé, Brasil, Moçambique, Macau e Timor? Claro que a resposta só pode ser uma.

Na Europa, talvez à excepção dos nossos vizinhos espanhóis, nunca tivemos nem temos laços afectivos. Com a Espanha é diferente, somos farinha do mesmo saco. Ao longo dos tempos sempre nos ligou: um irmão, um primo, uma filha ou um filho, até a nível de Estado. A origem dos nossos antepassados é a mesma. O facto de termos fronteira conjunta, conta para o bem e para o mal. Para o bem, porque sempre estivemos próximos, para o mal, porque a defesa dessa fronteira trás sempre lutas e algum sofrimento.

O nosso coração e as verdadeiras parcerias com toda a carga afectiva que possamos pôr aqui, estão no mundo lusófono. É nesta comunidade que nos sentimos inteiros e válidos como povo que deu novos mundos ao mundo, e como precursores da globalização contemporânea.

SBF

Sem comentários:

PORQUE NÃO SE CALAM?

PORQUE NÃO SE CALAM? São praticamente os mesmos, que há menos de dois meses, bradavam “aos céus” por medidas mais restritivas, fortes e ...