OS CRIMES E AS NOTÍCIAS


Nos tempos que correm, levarem uma multibanco daquelas que mais parecem de “trazer por casa”, não me surpreende nada, nem, por si só, merece abertura de telejornais. Digo isto, a propósito da que levaram do átrio do Tribunal de Cascais.


É verdade que os nossos órgãos de comunicação social, na generalidade, estão numa de noticiar e “mastigar” tudo o que possa fazer parte do pacote da agora chamada “onda de crimes violentos”, mesmo que estejamos numa “onda” absolutamente normal para Agosto ou para outro mês qualquer; Assaltos a bancos há muitos anos que se verificam com esta mesma cadência, a grande diferencia é que agora correm o risco, e cada roubo não rende mais do que uma centenas ou poucos milhares de Euros, devido às medidas de segurança preventivas que os Bancos têm. Assaltos a carrinhas de transporte de valores, a mesma coisa, a caixas de multibanco, quase desde que existem, a casas isoladas idem, idem. E a bombas de gasolina? Desde quando? A novidade no meio disto tudo é o “carjacking”, que de facto no nosso país apareceu recentemente.


É necessário reagir e criar ou ajustar formas de contrariar este tipo de criminalidade. A decisão do Governo de prender preventivamente todo o crime praticado com arma, é uma boa medida e deixa os promotores e juízes sem dúvidas relativamente à aplicação de prisão. Por outro lado a proposta do PGR da realização de tribunais sumários também me parece muito boa.


Relativamente à segurança nocturna nos tribunais, que não existe, é que me parece muito grave. É verdade que o Ministro da Justiça já declarou que vai corrigir esta situação. O problema não são as máquinas multibanco mas sim os documentos que os tribunais têm à sua guarda, isso sim, podem ter valores incalculáveis.
O mais engraçado é que as silenciosas lideranças de partidos da oposição, deram um ar da sua graça, criticando o Primeiro Ministro pelo seu silêncio sobre esta matéria e pediram também a demissão do Ministro da Administração Interna. Que excelentes contribuições... Que tristeza...

1 comentário:

Silvestre disse...

Ontem assisti a uma entrevista "deprimente" a um actual dirigente do PSD no jornal das nove da SIC notícias, em que o tema central era a criminalidade.

É muito preocupante concluir-se que não existe alternativa credível ao actual Governo.

NUM DESTES DIAS

Anti - democracia  net de Wilson Ferrer Um dia, passados para lá de cinquenta e cinco, em anos contados, no tempo duma senhora que era outra...