OS CRIMES E AS NOTÍCIAS


Nos tempos que correm, levarem uma multibanco daquelas que mais parecem de “trazer por casa”, não me surpreende nada, nem, por si só, merece abertura de telejornais. Digo isto, a propósito da que levaram do átrio do Tribunal de Cascais.


É verdade que os nossos órgãos de comunicação social, na generalidade, estão numa de noticiar e “mastigar” tudo o que possa fazer parte do pacote da agora chamada “onda de crimes violentos”, mesmo que estejamos numa “onda” absolutamente normal para Agosto ou para outro mês qualquer; Assaltos a bancos há muitos anos que se verificam com esta mesma cadência, a grande diferencia é que agora correm o risco, e cada roubo não rende mais do que uma centenas ou poucos milhares de Euros, devido às medidas de segurança preventivas que os Bancos têm. Assaltos a carrinhas de transporte de valores, a mesma coisa, a caixas de multibanco, quase desde que existem, a casas isoladas idem, idem. E a bombas de gasolina? Desde quando? A novidade no meio disto tudo é o “carjacking”, que de facto no nosso país apareceu recentemente.


É necessário reagir e criar ou ajustar formas de contrariar este tipo de criminalidade. A decisão do Governo de prender preventivamente todo o crime praticado com arma, é uma boa medida e deixa os promotores e juízes sem dúvidas relativamente à aplicação de prisão. Por outro lado a proposta do PGR da realização de tribunais sumários também me parece muito boa.


Relativamente à segurança nocturna nos tribunais, que não existe, é que me parece muito grave. É verdade que o Ministro da Justiça já declarou que vai corrigir esta situação. O problema não são as máquinas multibanco mas sim os documentos que os tribunais têm à sua guarda, isso sim, podem ter valores incalculáveis.
O mais engraçado é que as silenciosas lideranças de partidos da oposição, deram um ar da sua graça, criticando o Primeiro Ministro pelo seu silêncio sobre esta matéria e pediram também a demissão do Ministro da Administração Interna. Que excelentes contribuições... Que tristeza...

1 comentário:

Silvestre disse...

Ontem assisti a uma entrevista "deprimente" a um actual dirigente do PSD no jornal das nove da SIC notícias, em que o tema central era a criminalidade.

É muito preocupante concluir-se que não existe alternativa credível ao actual Governo.

PORQUE NÃO SE CALAM?

PORQUE NÃO SE CALAM? São praticamente os mesmos, que há menos de dois meses, bradavam “aos céus” por medidas mais restritivas, fortes e ...