ENTREGA DE CHAVES


Ontem assistimos a mais uma distribuição de chaves de habitações para um daqueles bairros que, daqui a uns anos, se encontrará completamente degradado e sem qualquer qualidade de vida.
Hoje já é mais ou menos pacífico que existem condicionamentos sociais inultrapassáveis com a simples transferência de bairros de lata para bairros de prédios a custos controlados. Esta opção foi um grande avanço e concerteza um degrau obrigatório para podermos chegar a outros degraus mais acima.

As soluções têm de ser diversas desta, mas as alternativas que por aí ouvimos não são fáceis de implementar. A mais vezes indicada como a melhor, é a distribuição das famílias a alojar, por zonas habitacionais ditas normais e já consolidadas do ponto de vista social para que a integração aconteça naturalmente.

Também penso que a melhor solução será esta mas, para chegar lá, ainda é necessário ultrapassar a reacção dos primeiros moradores que, duma forma geral, têm muitas reservas em aceitar determinado tipo de vizinhos.

O que mais me impressiona nestas cerimónias de distribuição de chaves, são as críticas recolhidas pela nossa comunicação social por parte dos beneficiários. Estão a receber uma habitação que outros têm que comprar com o suor duma vida inteira de trabalho, que nem as rendas ridículas pagam, e mesmo assim, ainda se dão ao luxo de protestarem que “a parede tem defeito, que a porta é feia, que a janela assim e assado”, como é possível que isto aconteça?

Sem comentários:

PORQUE NÃO SE CALAM?

PORQUE NÃO SE CALAM? São praticamente os mesmos, que há menos de dois meses, bradavam “aos céus” por medidas mais restritivas, fortes e ...