CERTEZAS DE ONTEM - INCERTEZAS HOJE!

A propósito da prevista redução da Taxa Social Única (TSU), o Ministro da Solidariedade Social Mota Soares, garante que "está prevista a neutralidade fiscal na redução da TSU" (???) e que "estão asseguradas as verbas para a segurança social".


Perante o problema real estas afirmações não querem dizer absolutamente nada!


O que quer dizer com “neutralidade fiscal”?


Se reduzirem a TSU, as verbas que garantem a sustentabilidade do fundo para pagamento de reformas e outras parcelas da Segurança Social ficam curtas pelo que, para evitar incumprimento de compromissos assumidos, é necessário ir buscar dinheiro a outro lado.


Quando diz que “estão asseguradas as verbas”, é o mesmo que dizer que o que faltar da TSU virá, do também esperado aumento ou ajustamento do IVA.

A tão desejada (pelo FMI) redução da TSU traduz-se em muitas incertezas e todas elas assustadoras. Ao contrário, transforma-se imediatamente em duas certezas: Desestabilização financeira do fundo da Segurança Social e mais diminuição do poder de compra dos portugueses com o agravamento do IVA.


Também em relação à TSU, as certezas de Pedro Passos Coelho na campanha eleitoral, viraram incertezas depois de estar no poder.


Silvestre Félix

Sem comentários:

PORQUE NÃO SE CALAM?

PORQUE NÃO SE CALAM? São praticamente os mesmos, que há menos de dois meses, bradavam “aos céus” por medidas mais restritivas, fortes e ...