LINCE IBÉRICO



Li no DN que até final do ano, irão ser colocados no Centro Nacional de Reprodução do Lince-Ibérico, perto de Silves, no Algarve, 16 jovens Linces, em cercados especialmente construídos, numa área total de 36 hectares.

Este centro faz parte da rede Ibérica de reprodução do lince em cativeiro, para reintrodução da espécie na natureza.

Este animal estava praticamente extinto e, não fosse a criação destes centos de reprodução, não demoraria muitos anos até desaparecer de vez.

A reprodução na natureza é muito selectiva, nascem entre 1 a 4 crias, em média 2, e, mesmo assim, destas duas, na melhor das hipóteses, só uma é que vinga. A juntar a este facto natural, a considerar a atitude humana que agrava a sua sobrevivência.

Nestes centros (existem 5 em Espanha e agora 1 em Portugal), a reprodução tem mais sucesso, sendo de acreditar que dentro de uma dúzia de anos, o lince possa estar salvo por agora, e comece a ser visto com alguma facilidade nas nossas serras.

Tal como se fez com o lobo, é importante que as nossas populações façam as pazes com este felino. Devemos habituar as nossas crianças a gostar da natureza e, neste caso, o lince, que é um lindo animal, faz parte dela.

SBF
(Foto: Wikipédia)

Sem comentários:

PORQUE NÃO SE CALAM?

PORQUE NÃO SE CALAM? São praticamente os mesmos, que há menos de dois meses, bradavam “aos céus” por medidas mais restritivas, fortes e ...