O ABANDONO DOS ENVC!

A maneira desprendida como os governantes se referem ao destino dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo é, no mínimo, escandaloso.

A privatização não é a salvação dos ENVC! A decisão é “sacudir a água do capote” vendendo mais um dos anéis. É o último grande estaleiro, o que resta da nossa, quase ancestral, indústria naval. Pelo menos, desde o século XIII, que do Pinhal de Leiria saía a madeira para a construção das embarcações que haviam de levar os portugueses aos quatro cantos do mundo. Foi por essa época que nasceram os primeiros estaleiros de construção e reparação naval de Portugal.
Desta feita, seis séculos depois, outros se encarregaram de acabar com esta “sabedoria” nacional. O “fim” foi iniciado na segunda metade dos anos oitenta do século passado com a “destruição” da Lisnave e Setenave e agora, outra vez pela mão do Estado, assistimos ao golpe de misericórdia com o abandono dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo.
«Esaú, vendeu-se por um prato de lentilhas!»
Silvestre Félix

Sem comentários:

PORQUE NÃO SE CALAM?

PORQUE NÃO SE CALAM? São praticamente os mesmos, que há menos de dois meses, bradavam “aos céus” por medidas mais restritivas, fortes e ...