UMA VIAGEM DAS ARÁBIAS De Leonor Xavier


No rasto de Afonso de Albuquerque, “O Leão dos Mares da Ásia” como lhe chamou e deu em subtítulo Geneviève Bouchon na sua obra publicada em 2000, organizou o Centro Nacional de Cultura (CNC) uma viagem, em 2009, ao jeito de peregrinação pela rota das conquistas portuguesas do início do século XVI, por Omã, Emiratos Árabes Unidos, Bahrein, Jordânia e Egito, da qual Leonor Xavier, uma das viajantes, escreveu “Uma Viagem das Arábias” que relata o dia a dia do grupo desde a saída de Lisboa a 31 de Agosto e a chegada a 12 de Setembro.

As visitas aos locais que testemunham a presença dos portugueses por aquelas paragens, de 1507 a 1650, são descritas com mais pormenor e sempre acompanhadas de textos sobre as respetivas conquistas e construções por parte de Afonso de Albuquerque ou seus subordinados marinheiros.

Leonor Xavier diz-nos também o que se encontra conservado ou reabilitado, conta-nos também como os visitantes portugueses sentem o desenvolvimento daquelas Terras e como os locais convivem com a nova realidade. Pela escrita também nos mostra Petra no Reino da Jornânia, essa jóia tantos séculos escondida da civilização ou as populares pirâmides e esfinges do antigo Egito onde Afonso de Albuquerque também quis chegar entrando pelo Mar Vermelho que ele chamava “Roxo”.

É de leitura muito agradável e, para quem gosta de viajar, é um bom aperitivo.

Leonor Xavier nasceu em Lisboa em 1943, jornalista e escritora com vários prémios recebidos em Portugal e no Brasil onde viveu 12 anos.

É uma edição conjunta do Centro Nacional de Cultura e Clube de Autor e 1ª em Junho de 2011.

Silvestre Félix

Sem comentários:

PORQUE NÃO SE CALAM?

PORQUE NÃO SE CALAM? São praticamente os mesmos, que há menos de dois meses, bradavam “aos céus” por medidas mais restritivas, fortes e ...