A SAÚDE E A CEGUEIRA DOS CORTES!

Quando oiço dizer que vão cotar xis por cento aqui, xis por cento ali, ou vão gastar menos xis milhões de euros aqui e menos xis milhões ali, todos os pêlos se me arrepiam.
Agora, os ministros, ministra, secretários e secretárias de estado, funcionários governamentais e todos os outros que lhes devem obediência, são portadores, de noite e de dia, no ativo ou em férias, da grande ferramenta chamada tesoura. Nas suas visitas oficiais e semi-oficiais, quando descobrem qualquer ponta a mais, sem outras delongas, apontam a afiada tesoura e, com gesto bem determinado, cortam uma boa parte da “
saliência”.


Os anunciados cortes na saúde, assustam qualquer um. Sabe-se da necessidade de aplicar rigor neste setor. É dos que mais derrapam nos orçamentos e não é sustentável que se mantenha essa tendência.
Por outro lado, a área da saúde não pode ser mais uma parcela no orçamento e, a solução não pode ser na base de: Se gasta muito, vai de corte. Não pode ser assim. A “parcela” representa pessoas que, ainda por cima, estão fragilizadas porque estão doentes. Toda a economia, neste tempo de ultra-liberalismo instalado, está desumanizada mas, pelo menos na saúde, as pessoas têm de estar em primeiro lugar.
Cortar nos desperdícios, fomentar a produção nacional dos mais variados consumíveis nos hospitais e outros serviços de saúde em vez de se importar e, em vez de cortar nos recursos humanos, antes, motivá-los para alcançarem objetivos de consenso.

Temos obrigação de curar os doentes, não de lhes arranjar mais doenças…

Silvestre Félix

Sem comentários:

PORQUE NÃO SE CALAM?

PORQUE NÃO SE CALAM? São praticamente os mesmos, que há menos de dois meses, bradavam “aos céus” por medidas mais restritivas, fortes e ...