AGOSTINHO DA SILVA

Do livro “Ir à Índia sem abandonar Portugal, considerações e outros textos” que reproduz textos e pensamentos ditos pelo grande Agostinho da Silva em 1987, publicado pela Assírio & Alvim em Maio de 1984 e a propósito da atual crise no hemisfério norte, extraí o seguinte:


«Milagre seria que Portugal tivesse escapado incólume de todos os graves, profundos acontecimentos que durante os séculos XXI e XXII, tanto mudaram a face da ecúmena. No hemisfério norte, o desabamento económico, social e político de todos os países de alta industrialização, desde os japoneses no extremo leste até os americanos na ponta ocidental, fez que o País sofresse as repercussões de toda a parte de rumo da Europa, justificando os que sempre tinham estado contra a chamada integração no igualmente chamado Mercado Comum…»


Só alguém com a sabedoria desde grande português que era Agostinho da Silva, conseguia antever o que havia de acontecer 24 ou 25 anos depois.


Silvestre Félix

Sem comentários:

PORQUE NÃO SE CALAM?

PORQUE NÃO SE CALAM? São praticamente os mesmos, que há menos de dois meses, bradavam “aos céus” por medidas mais restritivas, fortes e ...