AMINATOU HAIDAR – MULHER CORAGEM

Aminatou conseguiu os seus objectivos: Pôr o mundo a olhar para a situação injusta em que vive o seu País – Saara Ocidental ou República Árabe Saaraúi Democrática, e voltar para junto da sua família.

Quando em 1976 a Espanha abandonou, literalmente, a sua colónia, tudo levava a crer, que o povo “Saaraúi” ia ascender naturalmente à sua merecida independência mas, nada disso aconteceu. Os Governos, de Marrocos e da Mauritânia, numa atitude idêntica à Indonésia de Suarto em relação a Timor, tratam de, pura e simplesmente, invadir o território. A Mauritânia fica com um terço a sul e Marrocos com o resto.

Algum tempo depois a Mauritânia acaba por abandonar o território ocupado mas Marrocos mantêm-se até hoje. A comunidade internacional tem deixado arrastar a ilegalidade, mantendo uma força das UN no País há muitos anos mas sem qualquer efeito prático.

Daí que a acção desta mulher teve uma importância fundamental para que o assunto voltasse à agenda política internacional. Espero que a questão do “Saara Ocidental” nunca mais seja esquecida.

SBF

(Mais notícias: Diário de Notícias Online)

(Gravura: Wikipédia)

Sem comentários:

PORQUE NÃO SE CALAM?

PORQUE NÃO SE CALAM? São praticamente os mesmos, que há menos de dois meses, bradavam “aos céus” por medidas mais restritivas, fortes e ...