ENSINO PROFISSIONAL


O chamado “ensino profissional” ministrado nas escolas públicas secundárias como opção, a par, no que respeita à sua valorização na formação geral do aluno, de outras saídas mais teóricas com necessário seguimento no ensino superior, é uma lacuna sobejamente comprovada.

Surpreendidos (ou não) ficamos com as notícias que vieram a público sobre a intenção de, como castigo ou condenação, desviar alunos com determinada quantidade de chumbos, para cursos profissionais que existam nas respetivas escolas.

Temos então, o que poderia ser uma boa opção de formação, transformada numa “marca” de inferioridade com toda a carga discriminatória para os alunos em questão.

Por outro lado, quando o “ensino profissional” devia ser dignificado e servir de verdadeira ferramenta para a formação do aluno, reduzi-lo a uma simples “condenação” merece, pelo menos, um valente chumbo do ministério, do Ministro e do Governo.

Silvestre Félix

Sem comentários:

PORQUE NÃO SE CALAM?

PORQUE NÃO SE CALAM? São praticamente os mesmos, que há menos de dois meses, bradavam “aos céus” por medidas mais restritivas, fortes e ...