REUNIFICAÇÃO ALEMÃ




Fez ontem, 3 de Outubro, 18 anos sobre a reunificação da Alemanha após a queda do muro de Berlim.

A história da Alemanha é atravessada por frequentes alterações das suas fronteiras, com separações e unificações das diversas Nações Germânicas. Reinos, Ducados, Principados, Republicas, tendo em comum a língua germânica, movimentaram-se, ao longo dos séculos, em independências conquistadas ou em uniões negociadas.

O termo “reunificação”utilizado na união de 1990, significa a existência de “união” anterior. É certo, a grande união da Alemanha aconteceu no século IXX, mais exactamente em 1871. Esta união é o resultado do desejo dos povos de cultura germânica que, depois de muitas lutas, tendo sempre como principais protagonistas, a Prússia a norte e a Áustria a sul. O desejo da união germânica era muito forte nas faixas liberais de ambas as nações mas, na verdade, o poder estava nos seus exércitos e na aristocracia de cada um dos lados. A Áustria ao tempo, meados do século IXX, era uma grande potência militar e, perante a ameaça do progresso capitalista e desenvolvimento industrial da Prússia, tratou de regressar ao “absolutismo” com a entrega da coroa imperial a Francisco José.

Depois de guerras com a Dinamarca, com a Áustria e com a França, o Prussiano Guilherme I é coroado Imperador da Alemanha em 1871. Fica assim consumada a unificação da Alemanha, designada “Segundo Reich” com o Chanceler Bismark e definitivamente sem a inclusão da Áustria.

Mesmo depois da primeira guerra mundial, as fronteiras da Alemanha não são muito diferentes nas vésperas da segunda guerra mundial já no Terceiro Reich de Hitler.

Com a derrota de Hitler e dos Nazis, a Alemanha é dividida em dois países independentes; A RDA – República Democrática Alemã a oriente entregue à URSS de Estaline e a RFA – República Federal Alemã a ocidente na esfera dos Aliados. A capital Berlim, no meio do território da RDA, foi também dividida pelas potências vencedoras da guerra; A ocidental para os Aliados, (USA, Inglaterra e França) e a oriental para a URSS.

Com a queda da União Soviética, e as revoluções que se seguiram nos países da sua esfera política, no caso da Alemanha, a simbologia era grande porque existia o muro de Berlim. Muro construído em betão pelos Alemães do leste (RDA) e que dividia a cidade ao meio, separando toda a convivência citadina incluindo famílias inteiras. Muro odiado dum lado e doutro. Logo que a instabilidade governativa na
RDA aconteceu, rapidamente o muro começou a ser destruído.
Durante o ano de 1990 desenvolveram-se múltiplas negociações, envolvendo várias nações, designadamente as vencedoras da guerra, e, ainda antes do ano acabar, foi celebrada, a 3 de Outubro, a reunificação da grande nação Alemã, voltando Berlim a ser a sua Capital.

Boa parte do muro de Berlim, foi vendido a turistas estrangeiros. Eu, que tive a oportunidade de nesse ano visitar a Alemanha, também trouxe o meu bocado de betão de tão famoso muro.

Sem comentários:

PORQUE NÃO SE CALAM?

PORQUE NÃO SE CALAM? São praticamente os mesmos, que há menos de dois meses, bradavam “aos céus” por medidas mais restritivas, fortes e ...