PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA

Em 5 de Outubro de 1910, faz precisamente hoje 98 anos, foi proclamada a República Portuguesa.

Esta proclamação foi o resultado de décadas cheias de acções revolucionárias dos republicanos esclarecidos e com espírito democrático, mais os ignorantes e mal formados com fome de sangue. Nem sempre os esclarecidos que levaram a melhor. Dois anos e pouco antes, supostamente revolucionários republicanos, tinham simplesmente assassinado o Rei D. Carlos e o Príncipe D. Luís Filipe.

Com a República instalada, aos Portugueses foi dado, dezasseis anos de pura anarquia e maior pobreza, e mais quarenta e oito anos de ditadura salazarenta que nos reprimiu até à libertação de 25 de Abril de 1974, ou seja, se hoje continuássemos em monarquia, não estaríamos mais pobres por isso.

No actual mundo globalizado, e com as monarquias Europeias perfeitamente democratizadas e modernas, em que os valores importantes que estão em causa, não têm nada a ver com monarquia ou república, tem muito pouco sentido fazer grandes homenagens ao que se passou neste dia, há 98 anos.

Sem comentários:

PORQUE NÃO SE CALAM?

PORQUE NÃO SE CALAM? São praticamente os mesmos, que há menos de dois meses, bradavam “aos céus” por medidas mais restritivas, fortes e ...