D. DINIS, O LAVRADOR



Num ido 9 de Outubro de 1261, portanto há 748 anos, nasceu, em Santarém, o sexto Rei de Portugal, de seu nome D. Dinis e com o cognome “O Lavrador”, mas também poeta e trovador.

É um dos nossos Reis que marcaram de facto a nossa história, quando dele nos lembramos, vem-nos à memória;

» A plantação do pinhal de Leiria.

» A criação da Universidade de Coimbra, que passados todos estes anos continua importante e é das mais antigas do mundo.

» O milagre das rosas protagonizado pela Rainha D. Isabel posteriormente “Santa Isabel”.

» Paz com a Igreja Católica, firmando tratado com o Papa Nicolau III.

» Criação da Ordem de Cristo com toda a herança dos extintos “Templários”. A cruz da “Ordem de Cristo” irá de futuro aparecer nas famosas caravelas dos descobrimentos.

» Tratado de Alcanises em 1297 firmando a paz com Castela e fixando as fronteiras com Moura e Serpa do nosso lado. São praticamente as que existem hoje.

» As “Ordenações Afonsinas” são calhamaços com leis que irão pôr ordem administrativa e judicial no Reino, tanto do ponto de vista do poder central como do incipiente municipal. “Afonsinas” porque foi trabalho iniciado pelo seu pai Afonso III.

D. Dinis foi um Rei de PAZ e de organização do Reino. Fundamentalmente procurou a paz e fugiu sempre da guerra, não o tendo conseguindo onde menos esperava. Teve que defrontar, em armas, o seu filho Afonso, que viria a ser o futuro Rei Afonso IV. Aqui, na Paz desta guerra, teve um papel fundamental, a Rainha D. Isabel.

Resumindo: Com este Rei, Portugal começou uma nova era. Foram criadas coisas que ainda hoje existem e têm a mesma função, (Pinhal de Leiria, Universidade Coimbra e fronteiras com Espanha).
SBF

Sem comentários:

PORQUE NÃO SE CALAM?

PORQUE NÃO SE CALAM? São praticamente os mesmos, que há menos de dois meses, bradavam “aos céus” por medidas mais restritivas, fortes e ...