MARIA ANTONIETA



Fez ontem 216 anos que Maria Antonieta, Rainha consorte de França por casamento com LUIS VI em 1770, morreu na guilhotina.

O mesmo já tinha acontecido com o Rei seis meses antes, em 21 de Janeiro de 1793, depois da revolução Francesa ter levado a melhor e ter abolido a monarquia a 21 de Setembro de 1792.

Esta transição da década de oitenta para a de noventa do século XVIII, são marcantes na história universal, porque a partir da revolução Francesa tudo fica diferente e nunca mais volta ao que era. Porque as nações Europeias colonizavam praticamente todo o mundo, a nova situação em França acaba por ter a sua influência em todo o lado.

Logo a seguir, e com o aparecimento de Napoleão Bonaparte, o efeito das mudanças em França, irão traduzir-se em múltiplas guerras concretizando a ocupação de boa parte dos Reinos na Europa.

A figura de Maria Antonieta, educada na corte de Viena para as funções que viria a desempenhar, foi muito interventiva durante o reinado de Luís XVI, e demonstrou muita coragem na hora do julgamento e na antecâmara da guilhotina. A forma como se defendeu de algumas acusações, levou a que muita gente, incluindo a maior parte do povo parisiense , nunca tivesse acreditado nos crimes de que era acusada, e pelos quais, afinal, acabaria por ser condenada à morte.

Sem comentários:

PORQUE NÃO SE CALAM?

PORQUE NÃO SE CALAM? São praticamente os mesmos, que há menos de dois meses, bradavam “aos céus” por medidas mais restritivas, fortes e ...