SARAMAGO "O NOBEL"



É Nobel Português e, mesmo que não tivesse outras razões, só por isso, merece que lhe tenha todo o respeito.

Gosto da sua escrita, dos seus romances duma forma geral e do “Memorial do Convento” em particular, mas não simpatizo com a pessoa.

A propósito da exposição “José Saramago – A Consciência dos Sonhos” que está patente no Palácio da Ajuda, lembrei-me que este senhor ainda é Português.

Não simpatizo com a pessoa Saramago, entre muitas outras coisas, pela maneira como, desde que se mudou para Espanha, se refere a Portugal.

Também não gosto nada de constatar como tantos Portugueses, alguns até “ilustres”, são tão condescendentes com as opiniões deste homem, mesmo que ponha todo o País em causa. Não estou a falar de opiniões políticas, ou muito objectivas num dado momento, tem a ver com a própria opção de “o que é nacional não presta”.

Já quando saiu de Portugal, depois do lamentável episódio “Lúcio Lara”, me pareceu que a reacção foi completamente exagerada, porque a tomarmos o acontecimento por exemplo, todos os dias haviam de sair pessoas de Portugal e no dia seguinte passavam a dizer mal do País.

Se o homem quer viver em Espanha, que se deixe estar e ninguém tem nada com isso, mas, pelo menos evite falar de Portugal, porque quando fala, ajuda a empurrar-nos ainda mais para baixo.

Já agora, a exposição podia perfeitamente ficar em Espanha, uma vez que foi pensada por ele e por colaboradores Espanhóis.

Entretanto, e para que não se pense que tenho alguma coisa contra os Espanhóis, acrescento que não sou nada nacionalista no sentido político, somos todos farinha do mesmo saco.
Foto: Alfredo Nobel

Sem comentários:

PORQUE NÃO SE CALAM?

PORQUE NÃO SE CALAM? São praticamente os mesmos, que há menos de dois meses, bradavam “aos céus” por medidas mais restritivas, fortes e ...