COMBUSTÍVEIS



Sobre o aumento do petróleo e consequente aumento da gasolina e do gasóleo já se deve ter dito tudo, mas, e a propósito da sessão parlamentar de ontem, há pormenores que continuam sem ser ditos por ninguém.

O grande cavalo de batalha da oposição, duma forma geral, é que o governo se decida pela baixa do ISP. Ora, para já não falar na quebra desta receita verificada já neste primeiro trimestre de 10% face a igual período do ano passado, devido à redução de consumo, há uma outra razão que deita por terra a tese que esta medida resolveria o problema. Considerando o ritmo de subida do preço do petróleo, as décimas de ISP que eventualmente o governo baixasse, seriam rapidamente engolidas numa ou duas semanas de aumentos e, voltávamos a estar na mesma situação, ou seja, não é por aí que se deve ir e concordo inteiramente com as medidas ontem anunciadas; Congelamento do preço dos passes sociais e aumento dos abonos de família nos escalões que incidem nos Portugueses de mais baixos recursos.

A gasolina e o gasóleo a preço alto, é coisa a que, infelizmente, nos temos de habituar. Há muito boa gente que continua a utilizar o seu carrito, na maior parte das vezes levando só o condutor, quando podia, e, nos tempos que correm devia, usar os transportes públicos que, nalguns casos, se nota transportarem muito poucos passageiros.

Paralelamente a tudo isto, por todo o País deviam multiplicar-se iniciativas como as que teve a Junta de Freguesia da Ericeira. A atitude dos “mangas - de - alpaca” das finanças, ao quererem que a Autarquia desembolse o correspondente ao imposto, é completamente “anti” tudo.
O Primeiro - Ministro, quando ontem foi questionado por uma Deputada, sobre o que tinha acontecido na Ericeira, engasgou-se, disse que desconhecia a situação e que não podia responder assim sem conhecer em pormenor o assunto. A Deputada insistiu e acabou por dizer que tem muita simpatia pela iniciativa mas que há regras e elas têm de ser cumpridas e que não pode pôr em causa uma contra – ordenação efectuada por um funcionário, blá, blá, etc, etc. Percebo tudo isso, agora que o exemplo da Ericeira se devia multiplicar por todo o País, disso não tenho dúvida, poupando milhões na compra de petróleo, reciclando um resíduo não utilizado doutra maneira, contribuindo assim duma maneira efectiva, real, para a conservação do Planeta, enfim, é tudo positivo, só tem um senão, é o pagamento do IMPOSTO
!

Sem comentários:

PORQUE NÃO SE CALAM?

PORQUE NÃO SE CALAM? São praticamente os mesmos, que há menos de dois meses, bradavam “aos céus” por medidas mais restritivas, fortes e ...