PORTUGAL E PORTUGUESES EM NOVA IORQUE!

Num destes dias, num programa radiofónico, ouvi uma jornalista estrangeira, salvo erro espanhola, a propósito daquela gafe da Angela Merkel sobre as férias e reformas dos trabalhadores portugueses, afirmar (não é citação) que os portugueses raramente se põem em “bicos de pés”, para que os ouçam melhor. Ou seja, mesmo quando têm razão e perante uma personalidade estrangeira, não praticam o protesto oficial nem usam a imprensa internacional para reporem verdades sobre a grandeza de Portugal e dos portugueses.Esta amiga espanhola tem toda a razão.


Lembram-se daquela cena caricata na República Checa, quando, em plena conferência de imprensa, ao lado de Cavaco Silva, o Presidente daquele País parceiro da “União (?) Europeia”, se lembrou de questionar e achincalhar o Presidente da República português a propósito do nosso deficit? Que eu saiba nunca ninguém disse aquele senhor que a má educação tem limite e que quando ele estava a ir, os portugueses já tinham ido (descobrir o mundo), tinham dado a volta e já cá estavam outra vez a tempo de oferecer a Praga o primeiro carro oficial da Presidência Checa pós muro de Berlim!


Contrastando com o escrito em cima, confirma-se que no dia 19 deste mês de Junho, sete mil portugueses vão “celebrar” Portugal correndo em volta de “Central Park” em Nova Iorque, conforme nos dá conta a NS do Diário de Notícias deste Sábado. Iniciativa de dois ilustres Luso-Americanos logo secundados por muitos mais, levaram avante a organização deste autêntico dia de Portugal que transformará aquela cidade nas cores verde e vermelha. As ajudas foram muitas para que a organização conseguisse assinar contrato com a “cidade” para a corrida deste ano e para 2012. A intenção é divulgar Portugal e todas as empresas e produtos nacionais que estejam interessados. É a maior exposição de Portugal no mundo. Ninguém esteve à espera do Estado. São portugueses com muito orgulho, só dizem bem do País e, acima de tudo, não deixam ninguém, especialmente estrangeiros, falarem mal de Portugal.
Silvestre Félix

Sem comentários:

PORQUE NÃO SE CALAM?

PORQUE NÃO SE CALAM? São praticamente os mesmos, que há menos de dois meses, bradavam “aos céus” por medidas mais restritivas, fortes e ...