AFONSO – O CONQUISTADOR De Maria Helena Ventura

Dos géneros literários que mais aprecio é, sem dúvida, o romance histórico. Por maioria de razão, ler o “Afonso – O Conquistador” de Maria Helena Ventura deu-me muito prazer. D. Afonso Henriques, o fundador de Portugal e o nosso primeiro Rei, é uma personalidade fantástica e a autora acrescentou-lhe com toda a competência e sabedoria o tempero do romance.
Como é dito na contracapa do livro, «este é um romance épico. É a história de um Homem, do seu sonho e do nascimento de uma Nação.»
D. Afonso Henriques vive no século XII (1109-1185) e toda a ação se desenrola naquela época de reconquista Cristã em toda a Península Ibérica de Norte para Sul sendo que, o nosso Rei tem a dupla tarefa de, ao mesmo tempo, conquistar a independência de Portugal face a Leão e Castela.
A obra exigiu da autora um intenso trabalho de pesquisa como se constata pela quantidade de personagens verdadeiras que encadeou na longa vida do nosso primeiro Rei. Nalguns casos correspondendo ao que de facto aconteceu mas noutros, habilidosamente ficcionado.
Maria Helena Ventura é Mestre em Sociologia, fez jornalismo e dedicou-se ao ensino e investigação. Tem trabalhos publicados nas áreas da Sociologia da Educação e da Cultura.
O livro é uma edição das “Edições Saída de Emergência” em 2009. Está publicado também em coleção de bolso.
Silvestre Félix

Sem comentários:

PORQUE NÃO SE CALAM?

PORQUE NÃO SE CALAM? São praticamente os mesmos, que há menos de dois meses, bradavam “aos céus” por medidas mais restritivas, fortes e ...