TUNÍSIA – INTRANQUILIDADE NO NORTE DE ÁFRICA!

A situação explosiva na Tunísia é preocupante e faz tremer a tranquilidade (aparente?) dos regimes do Norte de África.

A Tunísia, situada entre a Argélia e a Líbia, pátria adoptiva dos Fenícios lá pelos 1.000 A.C. que, com a fundação de Cartago, haviam de criar e desenvolver a grande Civilização Cartaginesa. Hoje, com uma população maioritariamente Árabe e de religião noventa e nove por cento muçulmana sunita.

Muito próximo do lado europeu do Mediterrâneo, o País, nos últimos anos, desenvolveu uma forte indústria turística de importação, originando um convívio constante dos seus cidadãos com os visitantes, que, pouco a pouco, foram interiorizando muitas dicas culturais do Ocidente com os resultados agora percetíveis.

Esta realidade recente, aliada à crise económica vigente, agravada para a população, com aumentos brutais de produtos de primeira necessidade e com taxas de desemprego elevadas, fez com o povo tivesse vindo para a rua desafiar o regime autoritário do Presidente Bem Ali que tudo controlava.

Como sempre acontece em momentos revolucionários, “só se sabe como começa mas nunca se sabe como acaba”. Neste caso, começou com alguns protestos causados pelo aumento dos combustíveis, as manifestações foram engrossando e chegou-se aos inevitáveis confrontos com a polícia. Declarado o Estado de Sítio os manifestantes não acataram e, por último, começaram a exigir a saída de cena do Presidente, há 23 anos no poder.

Bem Ali, saiu esta Sexta-Feira do País depois de ter demitido o Governo e marcado eleições daqui a seis meses, mas é o exército que está a exercer o poder nas ruas.

Será que se acendeu um rastilho?

Silvestre Félix
(Imagem: Wikipédia)

Sem comentários:

PORQUE NÃO SE CALAM?

PORQUE NÃO SE CALAM? São praticamente os mesmos, que há menos de dois meses, bradavam “aos céus” por medidas mais restritivas, fortes e ...