A BANCA E OS LUCROS

Os bancos portugueses não tiveram quebra de lucros em 2010 relativamente ao ano anterior.

Os quatro maiores: BCP, BES, BPI e Santander Totta, ganharam cerca de 1,4 mil milhões mas, como de arte mágica se tratasse, pagaram em impostos menos 168,8 milhões de euros.

É frequente dizer-se, que em tempos de crise se abrem janelas de sucesso. Muita agente duvida desta máxima mas, para a banca portuguesa, é mesmo verdade.

Manterem o lucro, “ainda vá que não vá”, agora, pagarem menos imposto, ao invés do que acontece com o resto do País, é condenável sob todos os aspectos.

Os portugueses não entendem e é legitimo que se sintam enganados.

Silvestre Félix

1 comentário:

CSilva disse...

Assistimos nos ultimos 20 a 25 anos a uma espécie de inversão dos papeis dos protagonistas, pese embora na ultima, metade se tenham multiplicado as teses sobre responsabilidade social das empresas, sustentabilidade, etc, etc, etc.
A Banca, congregando a parte financeira da sociedade, parece estar a abandonar o papel de alavanca da economia e, unicamemente em seu beneficio imediato, a tornar-se um travão à própria economia.
Será que se esquece que é a economia que lhe irá permitir subsistir a médio e longo prazo?
Onde está á criação de valor?
Será que os prémios atribuídos aos gestores, pela sua boa gestão, não devem ter em conta o legado futuro das sociedades que geram?
J. Carmo Silva

PORQUE NÃO SE CALAM?

PORQUE NÃO SE CALAM? São praticamente os mesmos, que há menos de dois meses, bradavam “aos céus” por medidas mais restritivas, fortes e ...