"A PRESSA É INIMIGA DA PERFEIÇÃO"


“A pressa é inimiga da perfeição!” (1).

A sabedoria popular aplica-se, direitinha, ao imbróglio do agora, denominado, “Aeroporto do Montijo”.

O atraso na construção dum “novo-aeroporto-de-Lisboa”, começou quando, após o 25 de Abril, se concluiu que, sendo a localização, estudos e projetos do governo de Marcelo Caetano, estaria com certeza infetado com algum vírus fascista e, por isso, o trabalho “herdado”, deveria ir para o lixo. A Herdade de Rio Frio, já era!

Assim foi e, pelos anos seguintes, na penúria, sem dinheiro, e com os muitos interesses políticos e mercantilistas a botarem trunfos p’ra mesa, começaram a surgir dezenas de hipóteses para o “novo-aeroporto-de-Lisboa”.

Com os “interesses” a atropelarem-se uns aos outros à medida que os governos mudavam, passaram-se trinta, quarenta anos e, Ota, Alverca, Sintra, Montijo e a coisa assentou em Alcochete. Era uma “obra e peras”, mas, com o advento da “Troika” e do “Passismo” e o movimento da “Portela” em baixo, tudo chumbado mais uma vez e lá vão mais oito anos.

Ou seja, o que devia ter sido uma obra “do País”, serviu todos os outros interesses. No vagar podia ter sido feito, poupando-se nos acrescentos da “Portela” que, nos últimos quarenta anos, todas as obras, prémios, luvas e outros adicionais, já dariam para meia-dúzia de grandes aeroportos e, agora, tudo tem que ser remediado com muita pressa.

A pressa é tanta que nem se espera pelo “impacto ambiental”, assinando-se compromissos e contratos para avançar com o do “Montijo”. E se o “ambiental” chumbar o dito?

De facto, não há tempo para fazer bem, confirmando-se que “a pressa é inimiga da perfeição!”

Silvestre Brandão Félix
12 janeiro de 2019
- (1) Provérbio Popular Português
- Gravura: Projeto do futuro Aeroporto do Montijo - Expresso (Google)

Sem comentários:

PORQUE NÃO SE CALAM?

PORQUE NÃO SE CALAM? São praticamente os mesmos, que há menos de dois meses, bradavam “aos céus” por medidas mais restritivas, fortes e ...