IGUALDADE, ONDE?


A primeira reação com a declaração de inconstitucionalidade do corte nos subsídios, foi de satisfação mas, ao ouvir as primeiras intervenções dos “inteligentes”, depressa se percebeu que a decisão do TC até vai servir de pretexto ao Governo para lançar mais medidas de austeridade.

Dado que o argumento da inconstitucionalidade incide no artigo 13º da Constituição, sobre a igualdade, abre caminho a que o Governo resolva o problema com a aplicação dos mesmos cortes (para igualar) aos trabalhadores dos privados, arrecadando, mais uns milhões, para compensar a derrapagem que existe na receita.

Entretanto, a nível europeu, o caminho para o abismo e para a desintegração, continua. Os juros a 10 anos da Espanha voltaram a ultrapassar os 7% e as bolsas fecharam em fortes quedas.

As “votações” no Conselho da semana passada já perderam o efeito. Com as posteriores declarações e posições dos conselheiros regressados aos seus países, tudo voltou à treta do costume – nada de solidariedade, cada um “pixa” para si e os que têm euros, continuam a guardá-los debaixo do colchão.

Silvestre Félix

Sem comentários:

PORQUE NÃO SE CALAM?

PORQUE NÃO SE CALAM? São praticamente os mesmos, que há menos de dois meses, bradavam “aos céus” por medidas mais restritivas, fortes e ...