PROJETO FAROL

Ouvi Daniel Proença de Carvalho, conhecido advogado lisboeta, a ser entrevistado por Judite de Sousa na passada Quinta-feira. Mesmo com as tentativas de fulanizar as questões, por parte da jornalista, o entrevistado respondia num tom diferente do habitual, em circunstâncias e tempo idênticas, e falava dum Guia para o Desenvolvimento que faz parte do “Projeto Farol”, materializado na apresentação das conclusões preliminares nesse mesmo dia.

A entrevista correu de tal maneira que, com muita pena minha, a meia-hora passou depressa demais. Não é costume ouvirmos falar de Portugal e dos portugueses, como Daniel Proença de Carvalho o fez.

Este trabalho, organizado pela Deloitte, durou cerca de um ano, envolveu mais de 200 personalidades das mais variadas áreas da vida portuguesa, e “apresenta uma nova proposta de valores e comportamentos” para a nossa sociedade, com frutos a colher lá para 2020.

Também ontem, no “Expresso da meia-noite” da SIC - notícias, se falou duma maneira diferente de Portugal e dos problemas do nosso País. Os convidados também fazem parte do “Projeto Farol”, e conversaram sobre as propostas para melhorar, de facto, o nosso País.

O que me surpreende e satisfaz neste projeto, é a forma como se privilegia e potencia o que de positivo nós temos, ao invés do que está padronizado na linguagem dos políticos, comentadores, fazedores de opinião e até de alguns simples locutores, agora ditos “pivôs”.

SBF
(Foto: Daniel Proença de Carvalho - Internet)

Sem comentários:

PORQUE NÃO SE CALAM?

PORQUE NÃO SE CALAM? São praticamente os mesmos, que há menos de dois meses, bradavam “aos céus” por medidas mais restritivas, fortes e ...