DITADOR FRANCISCO FRANCO



Lembro-me deste dia 20 de Novembro de há 34 anos atrás, ou seja, nos últimos dias do que, a seguir ao 25 de Abril de 1974, se chamou “PREC” (Processo Revolucionário Em Curso). Estávamos assim em 1975 e eu era um militar completamente engajado no espírito do PREC.

Não me lembraria especificamente deste dia, não fosse o destaque na “Wikipédia” da morte do ditador vizinho Francisco Franco. Recordo o digerir da “boa” notícia, na sala de sargentos do quartel onde estava colocado. Eu e mais alguns camaradas, igualmente “revolucionários”, festejamos a morte do ditador vizinho, e fizemos previsões para o futuro duma Espanha tão revolucionária como nós.

Da Espanha, não veio um PREC como o nosso, mas veio uma transição para a democracia muito mais tranquila. Com a figura real de Juan Carlos a garantir a representação do Estado, e com o brilhante trabalho de Adolfo Suarez em Presidente do Governo, os nossos vizinhos souberam desenvolver uma Espanha que hoje, 34 anos depois, está entre os grandes com todo o mérito.

Cinco dias depois deste 20 de Novembro de 1975, ocorreram movimentações militares que poderiam ter acabado em guerra civil. Felizmente para todos, a guerra não aconteceu. Eu estive lá, e daqui a uns dias falarei aqui, sobre o que vivi no 25 de Novembro de 1975.

SBF

Sem comentários:

PORQUE NÃO SE CALAM?

PORQUE NÃO SE CALAM? São praticamente os mesmos, que há menos de dois meses, bradavam “aos céus” por medidas mais restritivas, fortes e ...