LÍNGUA PORTUGUESA



A crónica da Maria José Nogueira Pinto publicada hoje no Diário de Notícias confirma, na minha opinião, que a citada personalidade não tem nada a ver com a pessoa com o mesmo nome conhecida como destacada militante do CDS/PP.

Muitas das suas intervenções televisivas, e outras tantas na imprensa escrita como é o caso, dão a conhecer uma cidadã moderna e progressista que não encaixa no conservadorismo com cheiro a naftalina daquele partido da nossa direita.

Na crónica referida, a Dra Maria José Nogueira Pinto, a propósito do acordo ortográfico, e dando como exemplo algumas expressões da sua Neta que nasceu Brasileira, diz; “Podemos olhar para todas estas coisas e ver-nos, a nós próprios, fora delas. Ou podemos ver-mos em todas elas, como num jogo de espelhos. Porque como diz Vinicius, chega de saudade. Aqui, saudade mesmo, só se for no futuro, como diz Pessoa. Ambos em Português.”, ou seja, o Português hoje não só é o que se escreve em Portugal, mas sim o Português que se fala em Timor, em Moçambique, em Angola, S. Tomé, Guiné, Cabo Verde, Brasil e em todos os cantos do mundo onde haja alguém que fale a nossa língua.
A evolução da língua deve ser a partir da fala e não da escrita.

Sem comentários:

PORQUE NÃO SE CALAM?

PORQUE NÃO SE CALAM? São praticamente os mesmos, que há menos de dois meses, bradavam “aos céus” por medidas mais restritivas, fortes e ...